JORNADAS DE ENGENHARIA CIVIL

Anualmente, o Fórum Civil, associação dos estudantes de alunos do Mestrado Integrado em Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico, organiza as Jornadas de Civil.
O evento decorre no princípio do 2º Semestre de cada ano.
Com o mote CONSTRUIR O FUTURO , as Jornadas têm o objetivo de aproximar os alunos do Mundo Empresarial, proporcionando aos alunos um contacto direto junto das empresas do setor; realizar visitas técnicas para termos uma noção prática e interna do alvo; através dos workshops, dar uma formação extra aos alunos, ou seja, dar competências que lhes sejam vantajosas no mercado de trabalho, na vida profissional e até na vida pessoal; isto tudo e todo mais um conjunto de atividades diversas.
Este evento pretende dinamizar/pôr em prática a relação empresa-alunos.
Acabamos por dar oportunidade aos alunos de conhecerem o que podem fazer quando acabarem o curso, aproximando-os do mercado de trabalho, novas tecnologias e outras oportunidades.

O evento consiste em vários setores principais:
  • Conferências/Debates (Meet the Bosses), com vários convidados conhecidos no ramo da Engenharia Civil e do Universo Empresarial;
  • Feira de Empresas, com a presença de empresas da área e parceiros selecionados;
  • Workshops, atividades práticas disponíveis aos alunos, com o objetivo de os preparar para o mercado de trabalho;
  • Visitas Técnicas, visitas a obras em execução e locais de interesse na zona de Lisboa;
  • Sessões de Matchmaking, onde podem passar a conhecer as empresas de forma mais próxima e com detalhe.
Embora as Jornadas de Civil sejam dirigidas aos estudantes de Engenharia Civil do IST, o evento está aberto para qualquer aluno do IST.

As Jornadas de Civil, organizadas pelo Fórum Civil, foram criadas em 1995. O objetivo principal é aproximar os alunos do mundo empresarial e fornecer formação complementar à formação curricular.

O Fórum Civil desempenha um papel importante na divulgação de estágios profissionais e colocações no mercado de trabalho. Todos os anos, as Jornadas são feitas com sucesso, mas há que destacar certos anos:
  • Em 2011, o Fórum Civil foi responsável pela organização do VII ENEEC, um evento que reuniu em Lisboa, durante 3 dias, mais de 200 alunos de Engenharia Civil de todo o país.
  • Em 2012, realizaram-se pela 1ª vez o e-Civil, a primeira edição das Jornadas de Civil, com o mote ELEVA O TEU FUTURO.
  • Em 2014, a 3ª edição foi realizada com uma nova direção eleita no princípio do ano, com uma imagem e site completamente renovados.
  • Em 2017, o Fórum esteve encarregue do XIII ENEEC.
  • Em 2018, houve um grande feedback das empresas acerca da organização e do conteúdo do evento.
Com a experiência e conhecimentos adquiridos, o Fórum Civil prepara-se para a 8ª Edição das Jornadas de Civil, que se vai realizar na semana 9 a 13 de Março de 2020.

Procura nesta lista todas as informações do evento das Jornadas organizadas pelo Fórum Civil:

As Jornadas de Civil têm lugar no campus da Alameda do Instituto Superior Técnico, mais especificamente no Pavilhão de Engenharia Civil.
Algumas actividades realizam-se no átrio do Pavilhão e outras terão lugar no Centro de Congressos (Piso -1) ou nas salas.
TELEFONE DO FÓRUM CIVIL: +351 218 418 034
E-MAIL DO FÓRUM CIVIL: direcao@forumcivil.com

LOCALIZAÇÃO DO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO: Avenida Rovisco Pais, 1 — 1049-001 Lisboa
Como chegar ao IST Alameda?
Ver CONTACTOS para saber mais acerca das localizações.

1. O que são as Jornadas de Civil?

Jornadas de Civil” é o nome dado à Semana das Carreiras de Engenharia Civil do IST.
É uma semana focada na Engenharia Civil, onde são oferecidas várias atividades para enriquecimento pessoal e coletivo.

2. Paga-se alguma coisa para participar nas Jornadas de Civil?

As participações são gratuitas, mas nos Workshops e Visitas são cobradas cauções, que são devolvidas no final do respetivo evento, caso a pessoa participe, senão, o Fórum Civil cobra a caução.

3. Não sou estudante de Engenharia Civil/do IST, mas gostava de participar. Posso? 

Sim, claro. As atividades estão abertas a todos os interessados, quer sejam ou não estudantes do IST, mediante um sistema de prioridades (Sócios, Alunos internos de civil, Alunos IST, Alunos de Engenharia Civil fora do IST,…).
Também há uma inscrição prévia e todas as actividades, excepto a Feira de Empresas, devido ao número de vagas limitado.

4. O que é preciso para participar nas Visitas Técnicas?

Inscrição.
Para participar nas Visitas é necessário o preenchimento de um formulário divulgado nas nossas redes sociais e site. Para a visita é necessário que o interessado traga o seu equipamento de proteção individual. Caso o interessado não tenha o mesmo, o Fórum Civil tem disponível para venda na loja embora demore no mínimo cerca de 1 semana.

5. Como sei qual a visita que me foi atribuída?

Sempre que se inscreve numa atividade, os responsáveis entraram em contacto com as pessoas inscritas ou são anunciados anúncios nas Redes Sociais e no Site.