Sessão de Abertura

A QUADRANTE foi a empresa escolhida pela Mota-Engil para a elaboração dos Projetos da remodelação e ampliação do estádio de futebol de Bouaké e suas infraestruturas, na Costa do Marfim. O estádio integrará a competição da Copa das Nações Africanas e terá uma capacidade total de 40.000 lugares.

O projeto de reabilitação e ampliação do estádio considera ainda a reestruturação das vias de circulação rodoviária e pedonal, o saneamento e demais infraestruturas do empreendimento. O âmbito do trabalho considera ainda a remodelação de doze campos de treino, balneários de apoio e os projetos de arquitetura, engenharia e infraestruturas para um condomínio de trinta e duas vilas que servirá para albergar as equipas de futebol da competição.

 

Sobre o Grupo Quadrante

Fundado em 1998, pelos Engenheiros João Silveira Costa, Nuno País Costa, Nuno Batista Martins e Tiago Miguel Paiva Pais Costa o grupo Quadrante tem ao dispor dos seus clientes um amplo leque de serviços de Projeto e Consultoria incluindo Project Management, Arquitetura, Estruturas, Estruturas Especiais, AVAC e Sustentabilidade, Hidráulica, Vias e Estradas, Ambiente e IMS – Infrastructure Management System. Para além de possuir uma posição destacada e de elevada importância no mercado nacional, é vista como uma referência no setor onde atua e tem crescido de forma constante e sustentada. Atualmente, desenvolve atividade mundialmente, nomeadamente em Portugal, Roménia, Argélia, Gana, Costa do Marfim, Angola, Moçambique, Tanzânia, África do Sul, Cabo Verde, Brasil, Chile, Peru e Colômbia.

Para mais notícias sobre a Quadrante, siga-nos em:

 

Eng. Nuno Costa

Especialista em Engenharia de Estruturas pelo IST, com MBA e frequência de um curso de gestão de empresas de serviços profissionais em Harvard, Nuno Pais Costa é o CEO e Sócio Fundador da Empresa, desempenhando igualmente funções de Senior Partner na área de Edifícios e Aeroportos. Conta com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento e gestão de projetos de alto perfil e complexidade, de que são exemplo aeroportos, complexos multiuso, shopping centres, edifícios de serviços ou ainda resorts turísticos na Europa, África e América Latina. É também membro Executivo da Empresa com responsabilidades ao nível de gestão geral e estratégia.

 

Eng. João Silva

Após a conclusão do seu Mestrado em Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico, ramo de Estruturas, ingressou na QUADRANTE, em 2012,  como Engenheiro Projetista, na área de Edifícios. Tem participado em projetos de shoppings centres, edifícios de escritórios e habitação, para os mercados de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Argélia, entre outros. Em Portugal é de relevar a sua participação no anteprojeto de estruturas do Terminal do Novo Aeroporto do Montijo e no estudo prévio de estruturas do futuro Hospital Oriental de Lisboa (fase de Concurso).

Ao longo dos últimos dois anos tem iniciado e aprofundado a aplicação dos princípios BIM (Building Information Model) no desenvolvimento do projeto. Desde 2017 desempenha funções de Deputy Project Manager.

 

Arquiteto João Pinto

Arquiteto com experiência na conceção e elaboração de projetos de Arquitetura nas diferentes fases de projeto e em diferentes mercados. Tem participado em projetos de grande escala nas diferentes tipologias: habitação, hotéis e equipamentos públicos. Destacam-se a participação no anteprojeto do Terminal do Novo Aeroporto do Montijo, o novo Terminal Internacional do Aeroporto de Tamale (Gana), projetos de Shoppings em Argel e reabilitação de edifícios em Lisboa.

Ao longo do percurso profissional tem aprofundado os conhecimentos em BIM – Building Information Modelling – incluindo a implementação do BIM como método de produção.

Desde 2016 que colabora no Grupo QUADRANTE, onde desempenha as funções de Arquiteto Senior.